O debate acerca da legalização do aborto voltou à tona nas últimas semanas por conta de uma enquete do portal e-Cidadania do Senado Federal a respeito de uma sugestão para regular a interrupção voluntária da gravidez, dentro das doze primeiras semanas de gestação, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O bispo de Santo André (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Pedro Carlos Cipollini, escreveu um artigo, que foi publicado no site da entidade, com a orientação da Igreja aos católicos.

“A orientação da Igreja é a favor da vida. Há valores que não se podem desprezar sob pena de se pagar um preço alto”, afirmou o bispo, que lembrou o mandamento de não matar. “Se a vontade do povo, o capricho de alguns, o interesse de poucos, constituísse o direito, poderíamos então criar o direito ao roubo, latrocínio, etc. Aqui é preciso considerar que a luz de milhões de velas não corresponde à luz de um único sol”, refletiu.

A proposta apresentada no portal legislativo que permite a apresentação de ideias e a votação sobre as matérias por parte dos internautas já alcançou mais de 358 mil votos desde setembro de 2014, quando foi aberta – até o fim daquele ano, quando a sugestão foi encaminhada para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado e começou a tramitar, foram contabilizados pouco mais de 20 mil votos.

Dom Cipollini afirma que o real objetivo da proposta é legalizar o aborto, mas que isso não é possível. “O direito à vida é uma cláusula pétrea da constituição (Art. 5). O aborto é a violação do direito à vida do nascituro”, sustenta. O bispo ainda lembra que as campanhas em favor do aborto reduzem a questão somente ao aspecto da saúde. “Estão de costas para o povo, com a falácia de que defendem o próprio povo. A democracia supõe o direito à dignidade da pessoa humana. A pedra fundamental da dignidade humana é o direito à vida, sua defesa principalmente onde se encontra ameaçada, e justo ali onde não tem como se defender”, completa.

Descarte

No artigo, dom Cipollini questiona o porquê de as soluções dos problemas sociais terem de passar sempre pela morte dos mais fracos e não pela promoção da vida e por que não usar a mesma diligência para promover leis que favoreçam a educação, saneamento básico e uma justa distribuição de renda, reafirmando um questionamento do papa Francisco a respeito.

“Não parece factível um caminho educativo para acolher os seres frágeis que nos rodeiam, que de repente nos atrapalham e são inoportunos, se não protegemos um embrião humano, embora sua chegada nos ocasione desconfortos e dificuldades”, disse Francisco em junho de 2015. “Em vez de resolver os problemas dos pobres e de pensar num mundo diferente, algumas pessoas propõem a redução da natalidade”, lamentou o pontífice naquela ocasião.

 

O artigo de dom Cipollini segue a mesma linha de reflexão, quando aponta para a ação de grupos de países ricos, cientistas e estudiosos motivados por instituições interessadas na diminuição da população pobre.

Leia também

  • CAMPANHAS
  • Diocese
  • Histórico

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ...

Contribuir para o aprofundamento ...

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ...

“Refletir sobre a realidade da ...

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ...

Acolher os jovens no contexto de ...

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ...

Identificar as práticas de tráfico ...

COLETA DA SOLIDARIEDADE

O tempo da quaresma é um tempo ...

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade nasceu ...

ABAETETUBA

A Diocese de Abaetetuba integra o ...

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

A Arquidiocese de Belém do Grão ...

BRAGANÇA

A Diocese de Bragança integra o ...

CAMETÁ

A Diocese de Cametá integra o ...

CASTANHAL

A Diocese de Castanhal integra o ...

CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

DIOCESE DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA  ...

Educação é tema de Fórum ...

“Educar hoje e amanhã” será tema ...

Carta do fórum ...

Os participantes do primeiro Fórum ...

Cardeal Dom Cláudio ...

O Cardeal Dom Cláudio Hummes – ...

Encontro de ...

De 6 a 8 de novembro haverá o ...

Bispo do Marajó é ...

No dia 1º de maio, o bispo da ...

Arquidiocese de Belém ...

“Arquidiocese de Belém tem em mãos ...

Seja bem-vindo à CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL - REGIONAL NORTE II

Template Settings

Color

For each color, the params below will be given default values
Blue Oranges Red

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Spotlight3

Background Color

Spotlight4

Background Color

Spotlight5

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction